Blog sobre a sequência didática Solos.
Aplicado a 8 turmas de química do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Governador Milton Campos.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

5ª atividade: Investigando a capacidade do SOLO de reter água



  • Experimento da ESPONJA.
    • Utilizando uma esponja e uma vasilha com água, mergulha-se a esponja totalmente seca na vasilha com água e em seguida levanta-se a esponja. Depois de levantar a esponja, realiza-se a compressão da mesma e repete-se o procedimento de drenagem da água pela esponja.
  1. Fazer uma previsão do que acontecerá com a água e com a esponja no experimento.
  2. Ao espremer a esponja, ela ficará totalmente seca?

  • Retenção e infiltração da água no SOLO com amostras de areia, terra vegetal, terra com argila.
    • Solo irrigado retém toda água ou parte dela?
    • Processo de absorção de água pelo solo X esponja do experimento.
    • Água contaminada contamina o solo?
    • Comparando as amostras de solo (arenoso, terra vegetal, terra com argila) qual absorveu mais água, em qual dos solos a água infiltrou mais rapidamente?
    • Formule uma teoria que explique a diferença/igualdade de retenção de água e tempo de infiltração da água pelos solos analisados.

  • Composição volumétrica do SOLO
Resultado de imagem para COMPOSIÇÃO VOLUMÉTRICA DO SOLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário